Nódulo pulmonar significa câncer?

É bastante comum que, os pacientes ao serem informados pelo médico sobre a existência de um nódulo no pulmão, associarem automaticamente este problema a um câncer.

Contudo, isso pode ser um grande equívoco, pois o nódulo pulmonar pode ter diversos significados que, na maioria das vezes, não indicam a presença de um tumor maligno.

O que é um nódulo pulmonar?

Nódulo pulmonar pode ser definido, basicamente, como uma lesão circular ou uma espécie de massa que possui cerca de 3 cm de diâmetro e se localiza em um dos pulmões.

Apesar de possuir quase sempre a mesma aparência, esse nódulo pode significar diferentes coisas, como:

  • Lesões benignas;
  • Lesões malignas (câncer);
  • Nódulos metastáticos;
  • Nódulos indeterminados.

O que pode causar um nódulo?

As causas dos nódulos pulmonares variam conforme o que cada um deles significa.

Os nódulos benignos, por exemplo, costumam ser resultado de cicatrizes no pulmão provocadas por outras infecções, como pneumonia, bronquite ou tuberculose.

Já os malignos são normalmente causados pelo tabagismo, pelo contato recorrente com a fumaça do cigarro (fumantes passivos) e também por outras causas comuns de câncer de pulmão.

Os metastáticos, por sua vez, têm seu surgimento relacionado à existência de tumores em outras áreas do organismo, fator que configura uma metástase.

Podem aparecer, ainda, os nódulos indeterminados, que surgem por razões desconhecidas ou não identificadas e geralmente são benignos.

Quais são os sintomas?

Raramente os nódulos pulmonares apresentam sintomas, até mesmo quando são malignos. Por esse motivo, é comum que eles fiquem anos sem serem descobertos.

No entanto, quando são sintomáticos, eles costumam causar dor no peito, sensação de falta de ar, dificuldade para respirar e um cansaço excessivo, podendo ser facilmente confundidos com qualquer outra doença respiratória.

Com o surgimento dos exames de imagens, principalmente da tomografia computadorizada, é possível descobrir nódulos cada vez menores contribuindo assim para um diagnóstico muito mais preciso.