Histerossalpingografia Virtual

Com grande orgulho, a equipe da Pro Imagem, desta vez em parceria com a GE Healthcare, publicou mais um artigo. Falamos sobre um exame capaz de avaliar o útero e as trompas, ajudando no diagnóstico da infertilidade feminina. Os exames forem realizados pelo Dr. Gustavo Zacca, na nossa unidade no Shopping Oriundi.

No artigo, falamos sobre como o exame de Histerossalpingografia Virtual de baixa dose atua na avaliação do sistema reprodutor feminino, sendo um exame de grande importância para pacientes com dificuldade para engravidar.

A histerossalpingografia virtual (V-HSG) é uma nova modalidade, na qual os aspectos da histerossalpingografia convencional (HSG) com técnicas minimamente invasivas são combinadas com a tecnologia da tomografia computadorizada (TC) multidetectores para permitir uma avaliação extensa e altamente precisa do sistema reprodutor feminino e da anatomia pélvica em
em geral.

A tomografia computadorizada multidetector pode visualizar as superfícies internas e externas do útero, trompas de Falópio e outros órgãos pélvicos, fornecendo visualizações endoscópicas virtuais com dados de alta resolução tridimensional (3D).

Assim, a histerossalpingografia virtual apresenta-se como um método superior a outras modalidades convencionais não invasivas como a 2D uoroscopia para avaliar a permeabilidade tubária.

Para manter as doses de radiação tão baixas quanto razoavelmente alcançáveis ao sistema reprodutivo radiossensível dos pacientes, são disponíveis agora a nova técnica do Organ Dose Modulation (ODM).

O conforto dos pacientes durante o HSG virtual mostrou ser maior do que na utilização da técnica convencional.
Na histerossalpingografia virtual, não há retração do útero e não é necessária a manipulação do colo do útero para que o exame possa ser realizado com mais facilidade e rapidez.

Esse artigo traz avanços importantes na forma da realização desse exame para a comunidade médica e principalmente para o paciente.

Buscamos estar sempre atualizados sobre as mais modernas técnicas da radiologia, para proporcionar ao paciente resultados ainda mais precisos.