EXAMES DE IMAGENS PARA DOR DE CABEÇA

A maioria das pessoas já teve ou ainda vai ter algum episódio de dor de cabeça e embora isso seja comum, nem toda dor de cabeça é igual a outra.

Porém, mais importante do que simplesmente combater a dor de cabeça, é preciso descobrir a causa dela, principalmente se os episódios forem intensos ou frequentes.

Diferentes tipos de dores de cabeça:

Existem diversos tipos de dores de cabeça ou cefaleias, termo técnico utilizado.

Segue abaixo os principais tipos de dores de cabeça.

  • Cefaleia tensional

A cefaleia tensional provoca a dor de cabeça que apresenta a sensação de peso, aperto e pressão. Normalmente, são dores fracas e moderadas, que não impedem a pessoa de executar suas atividades diárias e não leva a outros sintomas. Podem ser causadas por estresse, tensão, ansiedade e depressão.

  • Cefaleia em salvas

Esse tipo de dor de cabeça é menos frequente que a tensional e apresenta como sintoma dor de cabeça intensa, aparecendo normalmente a noite em um só lado da cabeça ou ao redor dos olhos.

Essa condição pode durar alguns minutos ou mesmo algumas horas, causando outros sintomas como congestão nasal, queda da pálpebra e também lacrimejamento dos olhos.

  • Enxaqueca

A enxaqueca é a dor de cabeça crônica, que geralmente se inicia por uma dor latejante em um dos lados, aumentando de forma gradativa. Além da dor, o paciente sofre também com sensibilidade à luz e ao som.

Em alguns casos, o paciente pode apresentar visão turva, ou mesmo enxergar pontos luminosos durante a crise que pode provocar náusea e vômito.

Além da enxaqueca, outras variedades de dores de cabeça podem apresentar a necessidade de exames neurológicos para avaliação do quadro.

As situações que indicam a necessidade da realização de exames de imagem na presença da dor de cabeça são:

  • Mudança significativa na frequência ou intensidade da dor de cabeça de forma recente;
  • Novos sinais ou sintomas neurológicos sem explicação;
  • Dores sempre no mesmo hemicrânio (parte do crânio);
  • Dor de cabeça que não apresenta melhora com tratamento;
  • Dores que se iniciam após os 50 anos;
  • Dor de cabeça nova em pessoas com imunossupressão ou câncer;
  • Dor de cabeça acompanhada de vômito em jato.

Quando solicitar exame de imagem para dor de cabeça?

Caso o médico suspeite que a causa da dor esteja relacionada a alguma patologia, os exames de imagem podem ser muito úteis. Os mais indicados são aqueles que mostram detalhes do sistema nervoso central, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

A tomografia computadorizada é um excelente teste para detectar sangramentos, fraturas de crânio e lesões que ocupam espaço, como tumores.

Por outro lado, a ressonância magnética produz imagens mais detalhadas do que as tomografias computadorizadas, especialmente do cérebro, das meninges (as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal), nervos e vasos sanguíneos.

Se você tem sofrido de dores de cabeça constantes, agende uma consulta com o seu médico. Se for necessário realizar exames de imagem, entre em contato conosco.