Apendicite: como a tomografia computadorizada pode ajudar no diagnóstico.

O apêndice é um órgão que fica na primeira porção do intestino grosso e que quando inflama pode levar a sérias complicações de saúde, como dores intensas no abdômen, náuseas, febre, mal-estar, entre outros sintomas.

O que é apendicite?

A apendicite é o termo utilizado para designar o processo inflamatório do apêndice, que ocorre quando o órgão enche de pus e causa fortes dores abdominais.

O problema é considerado uma causa comum de dor abdominal aguda e pode acometer pessoas de todas as idades, sendo mais frequente em indivíduos mais jovens, dos 10 aos 30 anos.Em alguns casos, necessita de tratamento cirúrgico que consiste na remoção total do órgão, chamado de apendicectomia.

Quais são os sintomas?

O processo de inflamação do apêndice tende a ser rápido e a primeira sensação é a dor que se inicia em torno do umbigo, contínua, que comumente se concentra no lado inferior direito do abdômen.

A dor começa fraca e vai aumentando de intensidade com o passar das horas, por isso, é preciso estar atento à gravidade do caso. O desconforto pode variar de acordo com cada indivíduo, mas, além da dor, outros sintomas comuns são:

  • Falta de apetite;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Febre;
  • Diarréia;


Em alguns casos o quadro pode evoluir para uma parada do funcionamento intestinal, provocando a incapacidade de eliminar gases e fezes. Outros casos mais atípicos apresentam sintomas discretos ou até mesmo nem manifestam sinais

Como ocorre o diagnóstico?

Normalmente, o médico pode diagnosticar a apendicite apenas pela descrição dos sintomas e pelo exame do abdômen no consultório ou hospital.

Porém, como existem outras doenças que provocam sintomas similares, por isso exames complementares podem ajudar no diagnóstico, especialmente em mulheres, visto que os sinais podem ser confundidos com outras condições como inflamações ginecológicas.

 Qual o papel dos exames de imagens no diagnóstico da apendicite?

Os exames de imagem como a ultrassonografia e a tomografia computadorizada do abdômen são fundamentais para o diagnóstico, que precisa ser rápido e preciso, visto que as imagens permitem que a análise seja feita em tempo real.

Após a confirmação do diagnóstico, o tratamento é exclusivamente cirúrgico, com a remoção total do apêndice inflamado. A cirurgia de apendicectomia deve ser realizada o mais rápido possível para evitar a ruptura do órgão e a inflamação da cavidade abdominal (peritonite) para diminuir os riscos de óbito.

Você precisa realizar exames de imagem? Nós contamos com a mais alta tecnologia e excelência no atendimento dedicados à sua saúde e bem-estar.

Importante:

A utilização do protocolo de baixa dose de radiação no exame de tomografia computadorizada, pode contribuir para o diagnóstico da apendicite e também diferenciar os casos que provavelmente necessitarão de cirurgia.

A Pro Imagem realiza esse exame utilizando esse protocolo. 

Seu exame com qualidade e segurança.