- 4 de novembro de 2021
Ao falarmos sobre a saúde do homem, precisamos falar sobre o exame de próstata.
O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre homens e um grande desafio em relação ao seu diagnóstico, visto que os homens evitam procurar um médico para a realização de exames de rotina.
Os primeiros exames de próstata são indicados a partir dos 50 anos, porém caso tenha histórico de câncer de próstata na família, é recomentando iniciar o acompanhamento médico aos 40 anos.
Qual o papel da ressonância magnética do diagnóstico do câncer de próstata?
A ressonância magnética combinada ao exame de toque e ao PSA (Antígeno Específico Prostático), é capaz de identificar alterações nos tecidos da próstata e das estruturas pélvicas.
Além disso, os exames de imagem podem identificar áreas com distorções na anatomia da próstata e ainda mapeiam locais com maior concentração celular, orientando eventual biópsia, caso necessário.
Quais são as indicações da Ressonância Magnética para avaliação da Próstata?
O exame de ressonância magnética é indicado para:
Paciente com suspeita de câncer de próstata, por alteração no PSA ou no exame de toque retal;
Paciente com suspeita de tumor na Próstata, que foi submetido à biópsia previamente, porém o resultado foi negativo;
Paciente com diagnóstico de neoplasia de Próstata de baixo risco e, de acordo com sua opção, realiza seguimento;
Paciente com diagnóstico de câncer de próstata, para estadiamento local e linfonodal, ou seja, ver a relação do tumor com as estruturas ao seu redor e se ele pode ter afetado algum gânglio na pelve;
Paciente que já foi submetido a algum tratamento para neoplasia de próstata, contudo está com suspeita que ele tenha voltado.
Como o câncer de próstata não apresenta sintomas, a melhor forma de prevenção é a conscientização em procurar um urologista e realizar exames preventivos periodicamente.
É importante lembrar que 90% dos casos são curáveis quando são diagnosticados inicialmente!